Meu primeiro emprego, foi em um Escritório Contábil, desde então, ingressei no curso de Técnico em Contabilidade em 1992 e nessa área permaneço até hoje.
Tentei, em vão, sair dela ao entrar para o curso de Direito, que cursei durante cinco anos, porém nunca conseguindo me desligar da Contabilidade, e ao final, percebi que tinha feito a escolha errada, pois era com a Contabilidade que eu me identificava, o curso de Direito serviu e muito, para complementar o aprendizado nas matérias que são exigidas no mundo contábil (trabalhista, tributário,etc.) mas não era a área na qual queria atuar.
Infelizmente, naquele momento, a Contabilidade não era valorizada, porém permaneci firme e forte, aí aconteceu o que a classe contábil já desacreditava, a edição da Lei 11.638 /2007, que atualizou as regras contábeis brasileiras e as aproximou das normas internacionais (IFRS) de Contabilidade, desde então o Curso de Ciências Contábeis passou (pelo menos na Universidade na qual estudo) de uma sala de 25 alunos (em 2007), para duas salas de 90 alunos cada em 2011.
Só se fala em CPC´s, CFC, IFRS, e pra melhorar ainda mais, foi criado o Exame de Suficiência, que além de avaliar o desempenho das Universidades/alunos, e concede a licença para o Bacharel ou Técnico em Contabilidade para desempenhar suas funções nos mais diversos setores da Contabilidade.
Com tudo isso fervilhando na cabeça dos profissionais em contabilidade, o governo começa a criar um monte de obrigações acessórias SPED Contábil, Fiscal, Trabalhista, e desde então, cada dia temos que nos atualizar, estudar, para não ficarmos para trás, e conseguir atender às demandas de tantas atividades e novidades.
Por outro lado, as empresas revisaram seus conceitos e começaram a entender a tamanha importância desse profissional, dessa forma, por ter poucos profissionais qualificados no mercado, os salários e os investimentos para atualizaçoes aumentaram, e é muito difícil um profissional dessa área ficar desempregado por muito tempo, eu sou prova disso.
É lógico, que não é um mundo perfeito, pois ainda tem muita batalha pela frente com os SPED´s, EFD´s e declarações da vida, porém quem sabe num futuro distante tudo isso seja simplificado.
E baseada em tudo isso, resolvi criar esse Blog, para compartilhar com os interessados, matérias, novidades, dúvidas, enfim, tudo o que puder contribuir com o engrandecimento do nosso conhecimento na Contabilidade.
Seja bem-vindo!
Parabéns Simone, que bom que optou pelo uso da Tecnologia da Informação para realizar seu trabalho. Abraços.
ResponderExcluirObrigada. Beijos.
ExcluirParabéns pela iniciativa, sucesso.
ResponderExcluirbjs
Obrigada.
Excluir