sexta-feira, 22 de junho de 2012

Atendimento às exigências de padrões cada vez mais rigorosos


Com a temática “Sistema de Controle de Qualidade das Firmas de Auditoria”, foi encerrado com sucesso o segundo dia da Conferência. As discussões giraram em torno da NBC PA 01, elaborada conforme sua equivalente internacional ISQC 1, aprovada pela Resolução CFC nº 1.201/09. A Norma NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes, em vigor desde 2010, foi a base do debate. Danilo Simões, membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon, ressaltou como as empresas de auditoria estão lidando com o atendimento às exigências de padrões cada vez mais rigorosos. “A cultura interna precisa privilegiar a qualidade, e a questão comercial não pode sobrepor a mesma”, afirmou.

Rogério Rockembach, Coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade – CRE destacou o trabalho do CRE e enfatizou “Ou se adota a prática que não se deve existir PMEs ou o mercado deve ajudar o seu desenvolvimento”.

Sob a coordenação de Eduardo Vasconcelos, Diretor de Administração e Finanças do Ibracon, o painel contou ainda com a participação de Angela Alonso, membro do Grupo de Trabalho Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon.

“A firma deve estabelecer e manter um sistema de controle de qualidade que inclua políticas e procedimentos, que tratam das responsabilidades da liderança pela qualidade na firma, das exigências éticas relevantes, da aceitação e continuidade do relacionamento com clientes e de trabalhos específicos, dos recursos humanos, da execução do trabalho, do monitoramento e da documentação do sistema de controle de qualidade”, destacou Angela.

Fonte: IBRACON

Nenhum comentário:

Postar um comentário