sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fisco altera nomenclatura do PIS/Cofins


Uma das mais importantes obrigações acessórias passa a chamar EFD-Contribuições, devido à instituição do cálculo e apresentação da contribuição previdenciária.
As mudanças relacionadas à entrega da nova obrigação acessória EFD - Contribuições (PIS/Cofins) prometem afetar empresas de vários segmentos; especialistas acreditam que a divisão dos dados sobre a receita causará modificações na forma de entrada das informações. Segundo a H2A Soluções Corporativas, empresa especializada em soluções práticas em assessoria de TI nas áreas contábil, fiscal e tributária, “As empresas já sentem os reflexos desta nova sistemática, e muitas delas estão com dificuldade na entrega da obrigação”, destaca Alexandre Noviscki, executivo da H2A.
“A EFD-Contribuições prevê a entrega de maneira analítica das informações e os problemas se escondem exatamente neste fato, pois, alguns dados solicitados ou não eram informados, ou não existem em seus sistemas, que estão defasados”, destaca o executivo. O indicado é que as empresas já adiantem esse detalhamento para não serem pegas de surpresa. Segundo especialistas o pouco tempo para a implementação dessas modificações, principalmente para as empresas de TI é o principal motivo de criticas das empresas.
“É necessário que as empresas busquem parceiros que sejam especialistas não apenas fiscais, mas que tenham domínio do assunto para oferecer as soluções necessárias”, orienta o executivo.

Fonte: H2A Soluções Corporativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário